Porque é importante aprendermos a Geografia?
Ela é importante para que possamos entender melhor o mundo a nossa volta, é um caminho para refletir sobre relações da sociedade com a natureza.
O conhecimento que se adquire estudando a Geografia são importantes na participação de decisões da comunidade, na identificação de problemas e na busca por soluções.
(Col. Séc. XXI - IBEP - Geo e Part.)
A POPULAÇÃO DO BRASIL
(7º ano Ensino Fundamental)
Fonte: Infográfico Almanaque Abril
A população absoluta do Brasil, em 2011, era de aproximadamente 190 milhões de habitantes, o que coloca o país entre os países mais populosos ou de maior população do mundo.
Já a população relativa ou a densidade demográfica no Brasil, em 2011, era de 22,6 habitantes por quilômetro quadrado, o que o colocava entre os países menos Povoados ou de MENOR densidade demográfica do mundo.
Sendo assim, apesar de o Brasil estar entre os Países mais POPULOSOS do MUNDO ele também esta entre os PAÍSES com MENOR quantidade de pessoas por quilometro quadrado.
POPULAÇÃO ABSOLUTA :- é o numero total de habitantes de um país ou região. Quanto maior a população absoluta de um país, mais populoso ele será.
POPULAÇÃO RELATIVA:- é o mesmo que densidade demográfica, ou seja, o número de habitantes de um país ou região, dividido por sua área total (habitantes divididos por Km²). Quanto maior for a população relativa de um país mais povoado ele será.
As regiões e os estados mais populosos do Brasil
Sudeste: a população em 2010 era quase do tamanho da população de uma das maiores potencias econômicas do mundo: a Alemanha.
Tendo os cinco estados mais populosos do país sendo que São Paulo está em primeiro lugar com 41.262.199 habitantes seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul (2010).
Nordeste: a população em 2010 era quase do tamanho das populações conjuntas de dois países europeus: Espanha e Portugal.
Sul: a população em 2010 era quase do tamanho das populações conjuntas de três países sul-americanos: Chile, Paraguai e Uruguai.
Brasil: Regiões, Estados e Capitais
Os fatores do crescimento demográfico
O crescimento da população de um país é decorrente dos fatores demográficos:
- Natalidade
- Mortalidade
- Imigração: entrada de pessoas, vindas de outro país, para viver em seu território;
- Emigração: saída de pessoas de seu território, para viver em outro país.
A taxa de natalidade e mortalidade de um país são calculadas por 1.000 habitantes, ou seja trabalha-se com números relativos. No caso do crescimento vegetativo o calculo é feito por 100 habitantes.
MIGRAÇÃO LÍQUIDA de um país é a diferença entre o número de imigrantes (pessoas que entraram num país para viver em seu território) e o número de emigrantes ( pessoas que saíram desse país para viver em outro território), no período de um ano.
CRESCIMENTO NATURAL OU VEGETATIVO de um país é a diferença entre a natalidade e a mortalidade, no período de um ano, corresponde ás variações de sua população ao longo desse período.
Questões:
1) Analisando o infográfico da densidade demográfica no Brasil quais as características podem ser apontadas sobre a distribuição populacional do Brasil.
2)Explique por que o Brasil é considerado um país populoso e pouco povoado.
3) Que informações do mapa sobre a densidade demográfica do Brasil apontam para uma distribuição desigual da população brasileira no território nacional?
4) Qual a região brasileira que é a mais populosa e qual a menos populosa?
5) Observando o tamanho dos estados de São Paulo e Minas Gerais em relação aos demais estados do Brasil, o que pode-se concluir com relação a densidade demográfica desses estados?
Fontes: Coleção Século XXI - Geografia e Participação - Ed. IBEP; IBGE; Almanaque Abril