- O QUE É REGIONALIZAR?
Agrupar áres semelhantes dividindo ou classificando-as baseando-se em variados critérios.
- REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
O Brasil tem sua regionalização dividido em cinco grandes regiões, também denominadas MACROREGIÕES conforme consta abaixo.
Fig.1 Grandes Regiões do Brasil |
O IBGE é o responsável pela elaboração das divisões regionais oficiais do Brasil, para efetuar essas divisões foram agrupados os estados segundo uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos, os limites das regiões coincidem com os limietes dos estados.
A primeira regionalização elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi em 1.942, dividia o território nas seguintes regiões: Norte, Nordeste (Ocidental e Oriental), Leste (Meridional e Setentrionl), Sul e Centro-Oeste, tendo sido levado em conta características naturais.
Fig.2Mapa do Brasil, div. regional oficial de 1945. Fonte: IBGE Anuário estatístico do Brasil, 1993, p.1-30. |
Nos anos posteriores usando os mesmos critérios essa regionalização foi sendo modificada por causa das alterações na configuração territorial do país.
Por exemplo: Em 1974 houve a união dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, formando o atual estado do Rio de Janeiro; em 1977 a criação do estado de Mato Grosso do Sul e em 1988 a criação do Tocantins, que passou a fazer parte da região Norte. Em 1981 e 1988 os territórios federais de Rondônia, Amapá e Roraima foram elevados a estado e ainda em 1988 a anexação do território de Fernando de Noronha ao estado de Pernambuco. Ficando a atual regionalização que conhecemos (FIG1).
- COMPLEXOS REGIONAIS
Outra regionalização bem conhecida é a Divisão do território do Brasil em Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas: Nordeste, Amazônia e o Centro-Sul.
IBGE: Regiões Geoeconômicas do Brasil |
O Nordeste
Durante cerca de quase três séculos (XVI a XVIII) o Nordeste foi a região mais rica do país, depois disso teve suas importancia diminuída, principalmente quando em 1763 houve a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
Com o declinio de sua principal atividade a produção de açucar que sustentava sua economia o nordeste entrou em declínio. Com essa perda política e economica o nordeste começou a ter perdas populacionais que migraram para outras regiões em busca de melhores condições de vida.
Comparado com as outras regiões brasileiras o Nordeste ainda apresenta os menores índices de qualidade de vida da população mesmo com os programas de governo que visam diminuir essas diferenças sociais.
Engenho Poço Comprido - PE |
- AMAZÔNIA
Comparada as demais regiões a Amazônia teve sua ocupação bem tradia. O governo brasileiro a partir de 1960 implantou vários projetos na região para incentivar a ocupação e a integração da Amazônia à economia nacional. Além de instalação de empresas agropecuárias e de mineração foi criada a Zona Franca de Manaus onde se desenvolveu um polo industrial produtor de bens de consumo duráveis principalmente eletroeletrônicos.
Infelizmente boa parte desse aproveitamento econômico causou uma grande devastação nas florestas amazônicas ignorando a presença dos "povos da floresta" (índios, ribeirinhos e seringueiros).
SUFRAMA - Zona Franca de Manaus |
MAR SEM FIM - Desmatamento na Amazônia |
- O CENTRO-SUL
No Centro-Sul estão os maiores portos e aeroportos do Brasil e as maiores rendas e isto gera grandes diferenças econômicas e sociais em relação ao Nordeste e à Amazônia.
No Centro-Sul também há muitos problemas urbanos, como a violência, condições precárias de vida principalmente nas periferias das metrópoles.
Capital do Brasil - Brasília |
São Paulo |
Rio de Janeiro |
Exercícios de Fixação :
1. Aponte as regiões geoeconomicas do Brasil de acordo com o mapa:
Verde: ___________________
Vermelha:________________
Amarela:_________________
2. As regiões geoeconôimas do Brasil apresentam grandes diferenças econômicas, sociais, culturais entre outros aspectos. Aponte as principais características econômicas de cada região geoeconômica.
3. Qual é a finalidade de regionalizar o território?
4. (UEPG) – Com relação ao Centro-Sul, uma das regiões geoeconômicas
do Brasil, assinale o que for correto.
A) a região de ocupação
mais antiga do país, sendo que durante três séculos foi a região mais rica e
povoada do país, tendo a cana-de-açúcar como a principal riqueza do Brasil
Colônia.
B) As práticas mais modernas da
agropecuária encontram-se nessa região, especialmente no interior de São Paulo,
Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
C) É a região mais povoada,
urbanizada e industrializada do país, representada pelas importantes áreas
industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo
Horizonte e Grande Porto Alegre.
D) É a maior das das três regiões geoeconômicas em
extensãoRepresenta , seguida pelo Nordeste e pela Amazônia.
E) Aí se registram as mais constantes lutas pela posse de terras envolvendo posseiros, indígenas, grileiros, empresas e até o Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário